Faça sua pesquisa aqui

sábado, 11 de novembro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO GENESIS

O LIVRO DE GÊNESIS – PRIMEIRA PARTE 1450 – 1410 a.C.


Visão Panorâmica de Gênesis

Gênesis, a sementeira da Palavra de Deus, é a obra que inicia o Pentateuco. O termo Gênesis no original significa: “origem; começo; formação, nascimento”, conforme a designação da Septuaginta, na Bíblia Hebraica, recebe o nome de B’reshit. Gênesis dá introdução à Bíblia toda. Narra o começo da criação, do homem, do pecado, da nação dos hebreus e da redenção. É chamado de “viveiro ou sementeiro da Bíblia” porque nele estão as sementes de todas as grandes doutrinas. É o livro que trata dos princípios, “sem o livro de Gênesis a Bíblia não só é incompleta, mas incompreensível”.

Gênesis está estreitamente ligado não só aos demais livros do Antigo Testamento, como também especialmente aos do Novo Testamento. Alguns temas tratados no livro de Gênesis, são interpretados no Novo Testamento, tais como:A queda do homem;

  • A instituição do casamento;
  • A juízo do dilúvio;
  • A justiça que Deus imputa ao crente;
  • A contraste entre o filho da promessa e o filho da carne, e
  • A povo de Deus como estrangeiros e peregrinos.

O registro de Gênesis abrange um período de pelo menos 2000 anos. Gênesis narra também o início da linhagem piedosa, desde a chamada de Abraão, quando Deus estabeleceu uma aliança com ele e prometeu-lhe multiplicar sua descendência até convertê-la em uma nação, a qual seria instalada em Canaã. Qual foi o motivo divino ao fazer tudo isto? Que Israel se constituísse em uma fonte de bênção para “todas as famílias da terra” (12.3). Isto é, Deus abençoa um povo para que, depois, este seja o veículo de bênção universal. Deus prometeu a Abraão que seus descendentes:

  • Herdariam a terra de Canaã;
  • Tornar-se-iam uma grande nação;
  • Por meio dele todas as nações seriam abençoadas.

Gênesis responde às grandes perguntas da alma, como:


  • A eternidade de Deus;
  • De onde veio o homem?
  • Como surgiu o pecado?
  • Como pode o homem pecador voltar para Deus?
  • Como pode o homem agradar a Deus?
  • Como podemos ter poder com Deus e com os homens?

Gênesis registra o fracasso do homem, e a providência da graça divina imediatamente após sua queda no Éden.


Como Moisés recebeu as informações relatadas em Gênesis? O relato da criação, por exemplo, possivelmente foi escrito um pouco antes por Abraão, ou Noé, ou por Enoque. Outros relatos subsequentes talvez tenham sido obtidos diretamente por revelação divina, por transmissão oral. É possível também que Moisés possuísse documentos escritos preservados por seus antepassados como valiosos registros sobre as origens da humanidade.

QUEM ESCREVEU O GÊNESIS?

É harmoniosa a posição entre cristãos e judeus que afirma ser Moisés o autor de Gênesis, que foi guiado pelo Espírito Santo para escrevê-lo. A história, ou o conteúdo do primeiro livro do pentateuco termina na verdade 300 anos antes de Moisés ter nascido. O que deixa bem claro que ele tenha recebido a revelação direta de Deus ou que em parte tenha se apropriado de registros históricos deixados por seus antepassados. “todos os anos surgem provas, em escavações feitas no Egito e na Palestina, de escritos dos dias de Moisés e da verdade histórica do que está registrado no Pentateuco. Moisés foi educado no palácio de Faraó e foi educado em toda a ciência dos egípcios que incluía a profissão literária”.

A autenticidade de Gênesis como parte do registro divino é demonstrada também pela sua harmonia interna, bem como sua completa concordância com o restante das Escrituras inspiradas. A sua franqueza denota um escritor que temia a Deus e amava a verdade, e escrevia sem hesitar sobre os pecados tanto da nação de Israel como das pessoas preeminentes nela. Acima de tudo, a exatidão invariável com que as suas profecias se cumpriram, conforme será demonstrado mais para o fim desta lição marca Gênesis como exemplo notável de escrita inspirada por Deus. (Gn 9.20-23; 37.18-35; Gl 3.8,16). 

Veja os videos da primeira aula do Gênesis:

https://www.youtube.com/watch?v=u79SYbSIvEM



Por Prof. Pr. Anaildo Silva
Teólogo e Jornalista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...