Ebenezer ou Azivat Tzerta (Zerta)
28/11/2013 - 14:50
Azivat Zerta são as ruínas de um assentamento pequeno e antigo local arqueológico no meio de um bosque, entre Rosh Haain e Kfar Qasem, não muito longe da cidade antiga de Afek.
O nome Azivat Zerta significa que o lugar foi abandonado, este era um assentamento sazonal utilizado pelo fellahin(antigos moradores árabes) durante o plantio e colheita nas estações. Esta era uma solução temporária, já que provavelmente em terras que pertenciam à aldeia árabe Zerta , localizada perto de Barkan cerca de 13 quilômetros a leste da parte superior do riacho.
Escavações arqueológicas realizadas no site Prof Moshe Kochavi e Israel Finkelstein da Universidade de Tel Aviv encontraram restos do X século 10 AC e de períodos anteriores XII ou XIII AC, e identificou três períodos de habitação nas escavações. a partir do momento da colonização de Israel. entre outras descobertas, no local foi achado uma casa de quatro cômodos, típica do período israelita, e silos, indicando a economia dos moradores que viveram ali, provavelmente, os primeiros agricultores.
Endereço encontrado no site chamado "endereço Ebenezer", e ela gravou o Ceramica e contém todas as letras do mil - Moradia em escrever Proto - cananeu . Abordar a importância de se estudar o alfabeto antigo.
Em 2007 o site foi renovado por estudantes na parte superior do riacho, em cooperação com o Fundo Nacional Judaico. No local foi colocado nova sinalização, explicando os resultados em seu lugar da pesquisa arqueológica.
Ebenezer
Muitos identificam Azivat Zerta com localização de Ebenezer mencionado na Bíblia, Ebenezer foi relacionada na Bíblica com o sentido de Pedra de Apoio, "auxiliando" a grande tribo de Efraim, que foi localizada na região montanhosa.
Como descrito no Livro de Samuel, os filhos de Israel estavam em guerra contra os filisteus, eles estacionaram num lugar chamado "Ebenezer", enquanto os filisteus estavam acampados em Afek. O texto bíblico não está claro se isso foi uma guerra defensiva contra a agressão filistéia ou vice-versa, mas, aparentemente, a colisão foi o resultado da experiência dos habitantes das Montanhas de Efraim e eles foram abalados pela predominância dos filisteus.
E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu à peleja contra os filisteus e acampou-se junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque.
E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens.
E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos.
Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus.
E sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.
E os filisteus, ouvindo a voz de júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial.
Por isso os filisteus se atemorizaram, porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Tal nunca jamais sucedeu antes.
Ai de nós! Quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto.
Esforçai-vos, e sede homens, ó filisteus, para que porventura não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens, e pelejai.
Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé.
E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
1 Samuel 4:1-11
A votória dos Filisteus foi grande e indícios arqueológicos em Tel Shilo, a Siló da Bíblia demonstram que a cidade foi realmente atacada e incendiada por volta do século XI AC, exatamente conforme o relato bíblico.
A Batalha de Ebenezer foi considerado um ponto de viragem na luta entre Israel e os filisteus e provavelmente marca o início de um período em que os filisteus foram capazes de penetrar para o leste, na profundidade de Efraim, Benjamim e aumentar seu controle sobre Israel. Um lugar chamado "Ebenezer" é mencionado novamente no Capítulo Sete Livro de Samuel, como uma memória da vitória de Israel sobre os filisteus mais tarde, mas, não se sabe se há alguma ligação entre os dois lugares.