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sábado, 17 de outubro de 2015

TIPO E ANTÍTIPO


DEFININDO BIBLICAMENTE UM TIPO

I. DEFININDO O QUE É TIPO


A) TIPO

Objeto que serve de modelo, figura, exemplo, sinal ou sombra.

  1. A palavra grega tupos no NT aparece pela primeira vez no texto de (Jo 20.2.5) como sinal, "Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei". Aqui a palavra sinal é tupos (tipo).
  2. Aparece como exemplos em (I Co 10.6) onde diz: "Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram". 
B) ANTÍTIPO

Um antítipo é uma figura que representa uma coisa ou pessoa, e aparece, geralmente como um símbolo profético.

Ao longo do estudo o estudante aprenderá a fazer suas próprias descobertas definindo alguma coisa como tipo ou antítipo no Antigo Testamento. Nem sempre o estudante se depara nos textos da Bíblia em português com a palavra 'tipo' ou 'antítipo', como aparece no original.


James Hastings afirma que "ainda que
tupos e antítipo estejam no original, 'tipo' e 'antítipo' são termos teológicos e não termos das Escrituras. Teologicamente, tipo é uma pessoa ou coisa da dispensação do AT que representa e prefigura uma pessoa ou coisa no NT." (Hastings, Dictionary of the Apostolic Church, Scribners, Vol. II p 623).

1  Dependendo da versão bíblica que o estudante utiliza - e é recomendável que o estudante tenha pelo menos três versões diferentes - poderá observar as seguintes ocorrências de tupos no NT. 
  • Como "figura" aparece outras duas vezes em (At 7.43; Rm 5.14);b) Duas vezes como modelo ou padrão em (Tt 2.7; Hb 8.5);c) Em (At 7.44) aparece traduzida como modelo;d) A palavra "termo" é usada em (At 23.25);e) Uma vez aparece como "forma" em (Rm 6.17);f) E sete vezes como "exemplo" (I Co 10.6,11; Fp 3.17; I Ts 1.7; II Ts 3.9; I Tm 4.12 e I Pe 5.3). 
2   Três outras palavras do NT expressam a mesma ideia:
  • A primeira é "sombra" (Hb 10.1). Como se a substância ou a realidade estivesse no futuro lançando uma sombra sobre a velha realidade. Sombra é o resultado de um objeto. Uma sombra nunca é perfeita, porque dependendo do ângulo da incidência da luz sobre o objeto a sombra não reproduz o objeto. Por isso existem interpretações diferentes quando um modelo bíblico é visto apenas como sombra. Agora, na prática, basta seguir a sombra que se chegará ao objeto que a produz. No caso da Bíblia segue-se a sombra e chega-se a Cristo e Igreja. O mesmo acontece com os sinais. Um sinal, uma cura ou milagre aponta para o autor do milagre, Cristo. As pessoas costumam se agarrar ao sinal e esquecem que o sinal aponta para algo perfeito, para o Autor.
  • O segundo termo é "parábola" (Hb 9.9). O tabernáculo com seu serviço foi aceito como uma parábola para o tempo presente, mostrando a realidade que viria.
  • O terceiro termo é "cópia", palavra que denota um rascunho ou um desenho de algo futuro, invisível (Hb 9.23). O tabernáculo e sua mobília e serviço eram cópias ou rascunho das coisas celestiais.
C) QUAIS OS SENTIDOS DE UM TIPO?

Para que seja um tipo verdadeiro, devem-se buscar três qualidades essenciais:


Primeiro.
Tem de ser um retrato fiel da pessoa ou coisa daquilo que representa ou prefigura. Um tipo é o rascunho ou bosquejo da redenção, e deve ser bastante claro para se assemelhar ao antítipo. Por exemplo, Arão é um tipo obscuro do sumo sacerdote que aponta para o grande sumo sacerdote, Cristo, e o dia da expiação em Israel uma figura ou retrato da obra expiatória de Cristo (Lv 16).


Segundo.
Um tipo deve indicar algo divinal. Como tal deve servir de semelhança ao antítipo. Tanto o tipo quanto o antítipo são preordenados como partes do programa da redenção. Só Deus pode apontar os tipos.


Terceiro.
Um tipo sempre prefigura algo do futuro. Um tipo bíblico predito numa profecia possui a mesma substância e difere somente na forma. E deve ser distinguido entre um símbolo e um tipo. Um símbolo pode representar uma coisa do presente ou do passado, e também do futuro. Por exemplo: Os símbolos envolvidos na santa ceia apontam para o passado, para o presente e para o futuro. Um tipo sempre aponta para o futuro e deve conter um elemento profético ou preditivo em si.


A CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS:


Primeiro.
Uma coisa ruim não pode servir de tipo de uma coisa boa. Assim, os tipos de personagens bíblicos cujas vidas ilustram algum princípio ou verdade da redenção, são os positivos. Como Adão que é descrito como "figura do que haveria de vir" (Rm 5.14). Mais adiante o estudante encontrará algumas descrições de pessoas do AT que eram antítipos ou figuras de Cristo.


Segundo.
Os tipos históricos que se tornaram figuras e sombras que a Providência proveu para o futuro. Por exemplo. É possível usar a libertação da escravidão do povo do Egito; a jornada no deserto; a_ conquista de Canaã; a chamada de Abraão, a libertação etc. como tipo da igreja – Israel peregrinando no deserto; e de uma pessoa.


Abraão representa o homem que tem fé, mas também "os da fé" que são o povo de Deus.


Terceiro.
Os tipos ritualísticos como o altar, as oferendas, o sacerdócio, o tabernáculo e sua mobília. São coisas que prefiguram algo que aconteceria sob as bênçãos de Deus no NT. Há que se ter cuidado para usar as figuras no sentido correto.




Pr. Anaildo Silva

© 2015, Anaildo João da Silva




























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